DSaúde, HealthTech Studio

4 tendências de tecnologia para o setor da saúde

médico

As tendências de tecnologia para área médica estão crescendo cada dia mais. Conheça no texto a seguir as principais tendências de tecnologia para área médica. Boa leitura!

Leia: Saúde e tecnologia para 2022

Realidade virtual

Em 2016, a Realidade Aumentada (RA) tornou-se popular em todo o mundo com o jogo viral para smartphone Pokémon Go, no qual os jogadores procuravam Pokémons virtuais em ambientes do mundo real usando a câmera do celular, esse cenário está mudando. Cada vez mais essa tecnologia está se desenvolvendo e sendo inserida em outras áreas. 

Na medicina essa tecnologia está sendo bastante utilizada no aprendizado de futuros médicos. Com a criação do ambiente digital, o aluno pode treinar procedimentos e visualizar uma representação fidedigna do corpo humano.

No geral, essa tecnologia é utilizada para a aprendizagem, visando formar profissionais mais capacitados.

Robótica

A robótica já é uma das principais tendências de tecnologia para área médica há muito tempo. 

Muitos ainda pensam que os robôs irão substituir o trabalho humano, o que não é verdade. Eles servem como um auxílio para os médicos e não funcionam autonomamente. 

São bastante utilizados em cirurgias, principalmente as mais complicadas em partes do corpo de difícil acesso. Com os robôs é possível ter uma visão excelente graças às suas micro câmeras.  

Softwares de gestão

O número de clínicas que utilizam software para auxiliar no gerenciamento está crescendo. Esse sistema serve para organizar o trabalho local. Para aumentar a produtividade, otimizar a equipe e integrar as informações dos diferentes setores.

Servem também para manter o controle de tarefas, melhorando o planejamento e reduzindo o tempo de trabalho dos funcionários. 

Telemedicina

A telemedicina consiste no uso da tecnologia para a realização de toda prática médica realizada a distância. Essa tendência já existia há algum tempo, porém, com a pandemia teve um crescimento arrebatador. 

Com a necessidade de diminuir a circulação em hospitais e clínicas, essa medida foi adotada para consultas menos urgentes. Ou seja, consultas de rotina ou qualquer outro tipo de atendimento não urgente é tratado via internet. 

Por ter diversos benefícios, essa tendência tende a continuar em alta até mesmo depois da pandemia. Alguns desses benefícios são a maior agilidade no atendimento, mais acessibilidade e maior aproximação com os pacientes. Se feita com êxito, a telemedicina pode trazer bons resultados para sua clínica. 

Gostou de saber quais são as principais tendências de tecnologia para o setor da saúde? Deixe sua opinião nos comentários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *