DSaúde, HealthTech Studio

Qual a diferença entre consultório, clínica médica e centro médico?

Empreender na área médica envolve lidar com uma série de burocracias e entender certas classificações. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre clínica, consultório e centro médico? Se não, é importante conhecer as classificações entre ambas, as estruturas, para poder entender qual delas é a mais adequada para você. 

 

Se até os profissionais podem ter dúvidas sobre a diferença entre clínica, consultório e centro médico, com os pacientes isso acontece com mais frequência ainda. Como eles não conhecem muito as definições técnicas, podem confundir os estabelecimentos e ir até um, mas em busca de outro. Você quer aprender mais sobre a diferença entre clínica, consultório e centro médico? Então, siga a leitura do texto para conhecer essas definições com mais detalhes. 

Diferença entre clínica e consultório?

Entender a diferença entre clínica, consultório e centro médico é importante para quem pretende empreender na área médica. Mas há tantas diferenças assim? Boa leitura. 

CLÍNICA 

Uma clínica é um espaço médico de maior porte e que tem mais variedade no tipo de atendimento médico oferecido aos pacientes. Em uma clínica, é possível fazer consultas básicas, mas também exames de vários tipos e, em alguns casos mais específicos, certos procedimentos de baixa complexidade.

Por causa disso, uma clínica conta com equipamentos mais avançados, que auxiliam nas diversas ações que podem ser realizadas no local.

Para completar, uma clínica pode abrigar diferentes especializações. Normalmente, é interessante que o estabelecimento tenha médicos e estrutura para áreas complementares, mas isso não é obrigatório.

CONSULTÓRIO

Um consultório, por sua vez, é um estabelecimento mais simples, com dimensões menores e, na maioria dos casos, individual. Na prática, é um espaço para os médicos realizarem os atendimentos mais simples, consultas básicas, para ver como está o paciente.

No geral, não são realizados exames em consultórios, exceto casos muito simples, como checagens rápidas de pressão, respiração e outros cuidados muito básicos. Qualquer coisa que envolva maquinário ou equipamentos mais complexos são realizados em clínicas.

De forma simplificada, um consultório serve para se consultar com o  médico, fazer pedidos de exames ou receitas de remédios, e pronto. O restante tende a ser feito em clínicas ou hospitais.

CENTROS MÉDICOS

Entre outros termos que você deve ter em mente, um muito importante é o centro médico. Normalmente bem maior do que uma clínica, um centro médico conta com diversas especializações, na maioria das vezes complementares. Também conta com equipamentos de ponta para a realização de exames e procedimentos médicos de vários tipos.

Não é fácil ter uma clínica ou consultório, mas é um trabalho recompensador, especialmente para quem sonha empreender na área.

Em ambos os casos, você precisará de um software de gestão médica. Ele ajudará a organizar a carteira de médicos, a agenda da clínica e muito mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *