A inovação da sua clínica e consultório precisa estar além da tecnologia, mas no formato de gestão do seu negócio. Nos últimos anos, as metodologias ágeis se popularizaram, ainda mais entre startups e modelos de negócios híbridos. Este cenário acendeu um alerta para que gestores de diversas áreas se adaptem a ferramentas que tornam seu negócio mais competitivo e de relevância no mercado.
Os chamados frameworks são ferramentas de gestão que tem o objetivo de dar maior agilidade nos processos internos do local de trabalho, seja em projetos, vendas, planejamentos, quando na gestão de equipes, equipamentos e atendimento ao cliente. Por isso, eles são facilmente adaptáveis a clínicas e consultórios. Ainda mais, quando o assunto é atendimento virtual e proteção de dados.
O que é gestão ágil?
O Modelo de Gestão Ágil é uma abordagem de mínima intervenção para o gerenciamento de projetos, suas aplicação tem sido amplamente difundida na gestão de Startups, por ser um modelo mais rápido e com alto grau de rendimento.
Assim como as startups, o objetivo da gestão ágil é escalonar projetos, isso significa que eles podem ter um alto grau de sucesso rapidamente e caso algo não esteja saindo como imaginado é fácil de mexer nos fatores e mudar o resultado.
Funciona assim: o seu projeto é todo dividido em etapas menores, chamadas de iteração, que geralmente duram de 2 a 4 semanas e ao final de cada etapa há uma reavaliação das prioridades do projeto. Em outras palavras, os projetos funcionam por sprints, que são as ações destinadas a cada membro da equipe por um período de tempo. O gestor precisa estar sempre em contato com os membros da operação para checar se tudo está de acordo.
Em uma clínica ou consultório esse modelo é facilmente aplicável em parceria com software de gestão, ele pode estar no atendimento externo ao paciente, no atendimento interno, na gestão de equipes por especialidade, na gestão de materiais, insumos e equipamentos, entre muitos outros.
Qual a diferença entre métodos ágeis e tradicionais?
Tradicional: Uma única entrega; Foco em uma tarefa por vez; Planejamento completo antes do início da execução; Poucas alterações.
Ágil: Entra em partes; Foco em várias tarefas simultaneamente; Planejamento iterativo e incremental; Alterações sempre que necessário.
4 frameworks para gestão ágil:
Scrum: Os projetos são divididos em etapas iterativas (cíclicas) chamadas de Sprints.Cada sprint dura entre 2 a 4 semanas e engloba uma série de tarefas a serem realizadas. Assim que uma sprint é finalizada, começa a próxima, até que o projeto esteja completo. Desta forma, é mais fácil realizar planejamentos e executar algumas ações sem precisar se preocupar com burocracias.
Kanban: É uma metodologia visual e simples baseada em quadros de trabalho e cartões. Uma equipe pode trabalhar com vários quadros, dependendo dos tipos de funções que desempenham na empresa. Assim, os quadros se movimentam, mostrando a agilidade da execução das tarefas e onde está cada membro.
Extreme Programming: O XP também trabalha com pequenas entregas (iterações) do projeto, que vão sendo reportadas e disponibilizadas ao cliente, de acordo com as finalizações. O método é baseado em: Comunicação, Simplicidade, Feedback e Coragem.
Lean: A metodologia lean incentiva a otimização do processo produtivo de um projeto, ou seja, usar e fazer apenas o necessário, ele funciona como uma ferramenta que mapeia onde estão os gargalos das operações. O principal benefício dessa metodologia é a economia de recursos, tempo e esforço das equipes.