DSaúde, HealthTech Studio

Indicadores de desempenho para clínicas e consultórios

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator, que em tradução livre significa Indicador-Chave de Desempenho), eles são utilizados como forma de monitorar os resultados em diferentes áreas, como produção, finanças, gestão, entre outras. 

Essas métricas indicam o desempenho constante de um negócio, de modo que tem-se uma análise quantitativa e qualitativa das ações realizadas. Sendo assim, é possível fazer ajustes nas estratégias sempre que os números apresentarem qualquer problema. 

Listamos abaixo alguns dos KPIs considerados mais estratégicos para clínicas e consultórios.

 

Taxa de permanência

Esse indicador diz respeito ao tempo em que o paciente se mantém frequentando as consultas. Ou seja, está relacionado à continuidade do tratamento. 

Muitas especialidades, como a cardiologia e psiquiatria, por exemplo, requerem um acompanhamento com certa frequência. Logo, é importante monitorar se os pacientes estão retornando como deveriam. 

Observar a taxa de permanência é de suma importância pois ela pode indicar uma série de problemas, como insatisfação com o atendimento, por exemplo.

Cancelamentos

É importante ficar de olho na quantidade e motivos dos cancelamentos. Se frequentes, eles também podem indicar alguma falha no atendimento ou irregularidades na gestão de relacionamento.

 

Muitas vezes o paciente falta à consulta por esquecimento. Portanto, uma estratégia-chave em instituições médicas é a solicitação de confirmação no dia anterior. Isso pode ser realizado através de mensagens via SMS ou WhatsApp, por exemplo. 

Produtividade

Os processos na clínica rodam de forma adequada? É possível utilizá-los? Isso pode ser respondido ao analisarmos alguns indicadores de produtividade e eficiência.

Net Promoter Score (NPS)

O NPS é o indicador de desempenho que vai avaliar o nível de satisfação dos pacientes com a clínica ou consultório médico. 

Todo negócio deve avaliar se o seu cliente está satisfeito com os serviços oferecidos, e isso é especialmente importante em uma área como a da saúde, que lida com questões sensíveis e muito pessoais. 

Esse KPI nada mais é do que uma pesquisa que pode ser aplicada com os pacientes de tempos em tempos e deve questioná-los sobre a probabilidade deles indicarem seus serviços. 

As notas vão de 0 a 10 e a partir delas os pacientes serão classificados como detratores, neutros e promotores. 

O resultado do NPS de seu negócio é subtração da porcentagem de promotores pela de clientes detratores. 

JÁ CONHECE O DSAÚDE HEALTH TECH STUDIO?

Somos uma plataforma de auxílio ao atendimento e diagnóstico de saúde, um aplicativo de baixo custo, fácil de usar. Pode ser disponibilizado em nuvens (CLOUD) ou neblinas (FOG) computacionais, o que viabiliza a adoção mesmo em regiões remotas, isoladas e distantes dos centros urbanos, uma iniciativa da JambuLabs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *